domingo, 27 de abril de 2008

Flexibilidade no trabalho melhora produtividade e saúde dos funcionários


Em 25/04/2008, em notícias da globo.com, G1/ciência e saúde/psicologia, sem assinatura, http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL426307-5603,00-FLEXIBILIDADE+NO+TRABALHO+MELHORA+PRODUTIVIDADE+E+SAUDE+DOS+FUNCIONARIOS.html

Resumo da matéria


A reportagem fala sobre pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade Wake Forest, em Winston-Salem (Carolina do Norte) , segundo os pesquisadores a flexibilidade da condições de trabalho representa um fator fundamental para manter os funcionários satisfeitos, produtivos e leais a sua empresa. A flexibilidade nos locais de trabalho diz respeito à capacidade dos empregados de modificar o local, o momento e a duração de suas tarefas. Os pesquisadores analisaram os cadastros com informações sobre a saúde fornecidos por 3.193 funcionários de uma grande empresa farmacêutica. E concluíram que a diminuição da flexibilidade mostrou-se relacionada com uma redução do comprometimento pessoal com o emprego, mas teve pouco impacto na freqüência das faltas. Já oferecer uma variedade de situações alternativas de trabalho e treinar os gerentes e supervisores para serem compreensivos quanto às demandas da vida pessoal de seus funcionários podem ajudar a criar uma cultura de flexibilidade, acrescentaram os pesquisadores.

Reflexão

A reportagem sem assinatura me parece um pouco fantasiosa, talvez, não a reportagem, mas a pesquisa. Em nome de qualidade de vida no trabalho, já estariam exagerando um pouco, pois para uma flexibilidade da forma proposta pela pesquisa, os funcionários já teriam que ser muito comprometidos com a empresa. Imaginem que as empresas tivessem essa flexibilidade, eu acho que viraria bagunça, pois a empresa precisa ter controle sobre seu quadro de funcionários.
"A flexibilidade nos locais de trabalho diz respeito à capacidade dos empregados de modificar o local, o momento e a duração de suas tarefas." E se em determinado dia os funcionários de um setor resolvessem que: "hoje não é o momento para trabalhar", e as tarefas que ninguém gosta de fazer, mas que tem que ser feitas.
É inegável a necessidade de termos qualidade de vida no trabalho, mas precisamos pensar, também, na saúde das empresas da qual tiramos nosso sustento.

Nenhum comentário: